Pernambuco

Governo e LIDE firmam parceria para avaliar infraestrutura digital do estado

Redação
Foto: Saulo Aleixo

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta (14), o Estudo Estratégico do Ecossistema de Infraestrutura Digital de Pernambuco, em evento realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE). A iniciativa marca o começo de um trabalho técnico voltado a identificar oportunidades, mapear desafios e subsidiar decisões estratégicas para fortalecer a infraestrutura digital e ampliar a competitividade do estado.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O estudo é uma iniciativa do LIDE por demanda do Governo de Pernambuco, por meio da SECTI-PE, da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), contratando a Deloitte, responsável pelo desenvolvimento técnico do trabalho. A iniciativa é financiada pelo Grupo Cavalcanti Petribu, Estratégica Engenharia e Grupo Dislub Equador, empresas de origem pernambucana através do LIDE.

A proposta é reunir informações sobre a infraestrutura digital existente, identificar necessidades e avaliar caminhos para impulsionar investimentos públicos e privados no setor. O trabalho deverá considerar aspectos econômicos, energéticos, ambientais, regulatórios e de segurança, sem partir de uma solução previamente definida.

A iniciativa ganha relevância diante do avanço da inteligência artificial, da computação em nuvem e dos serviços digitais, que ampliam a demanda por conectividade, capacidade de processamento e armazenamento de dados, segurança cibernética e fornecimento de energia. Entre os temas que serão analisados estão a expansão das redes de fibra óptica, a conectividade internacional por cabos submarinos e as condições necessárias para o desenvolvimento da infraestrutura de dados em Pernambuco.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Vidal Montenegro, o estudo representa uma oportunidade de transformar as potencialidades do estado em estratégias concretas de desenvolvimento. “Pernambuco tem importantes diferenciais, como um ecossistema de tecnologia e inovação consolidado, universidades, centros de pesquisa e uma localização estratégica. Nosso objetivo é compreender melhor as oportunidades e os desafios da infraestrutura digital para planejar os próximos passos, atrair novos investimentos e criar condições para que o estado avance ainda mais na economia digital”, destaca.

A iniciativa está alinhada com às diretrizes do Plano de Governo de Pernambuco para 2027–2030, que incluem o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e digital em articulação com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico. A SECTI-PE já vem articulando discussões sobre o tema com representantes dos setores de tecnologia, inovação e telecomunicações. Entre as ações realizadas estão reuniões em Brasília com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para debater oportunidades, desafios e perspectivas para Pernambuco.