Política

PDT aprova ingresso em federação com Solidariedade, PRD e Avante

Redação
Foto: Divulgação

A executiva nacional aprovou em reunião híbrida, nesta sexta (6), a aprovação do ingresso do PDT na federação com Solidariedade, PRD e Avante. O colegiado deliberou ainda o indicativo favorável à inclusão do PSB na associação partidária, caso a sigla liderada por João Campos avance com a ideia de federação.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Com a decisão referendada pelo Diretório Nacional, os partidos encaminharão ao Tribunal Superior Eleitoral para aprovação o pedido de ampliação da Federação, que terá, posteriormente, atualizações no nome e no estatuto. O processo permitirá que as quatro siglas, em conjunto, superem a cláusula de barreira e tenham acesso ao fundo partidário e à propaganda gratuita em rádio e televisão.

Para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a federação preserva a história do trabalhismo, garante a independência administrativa dos partidos e fortalece a atuação das bancadas no Congresso Nacional.

“A federação potencializará os partidos, incluindo nossos deputados e senadores, na defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro. É o legado trabalhista cada vez presente na vida dos brasileiros”, afirmou. “Prosseguiremos com as discussões para agregar o PSB. São partidos que comungam de valores semelhantes e podem caminhar juntos nos próximos anos”, completou Lupi.