
Defendendo a oxigenação dos quadros do PT na direção municipal da legenda, o professor Pedro Alcântara segue firme na disputa pela presidência do partido no Recife. Ele enfrentará o atual presidente Cirilo Mota, o vereador Osmar Ricardo e o ex-vereador Jairo Britto, que já confirmaram suas candidaturas.
Ao contrário de Cirilo, Osmar e Jairo, Pedro é um expoente da juventude petista, nunca ocupou cargo eletivo e se posiciona de forma crítica ao modelo de gestão adotado pela governadora Raquel Lyra (PSD) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), dois nomes que disputam a preferência da militância da sigla.
Embora conte com o apoio do deputado João Paulo (PT), Pedro não dispõe de grandes estruturas por trás de sua candidatura. O projeto que lidera vem sendo encarado mais como uma forma de resistência aos grupos consolidados no partido, do que como uma postulação com chances reais de vitória. No entanto, fala alto o desejo de renovação.
Dupla candidatura – O vereador do Recife, Osmar Ricardo, homologou ontem (26) seu nome para duas disputas no PT: uma para a presidência estadual e outra para a municipal. Em reserva, um militante petista ironizou a movimentação, classificando-a como uma “novidade”.
Defensor – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem se destacado como um dos principais aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) no Agreste. Recentemente, em entrevista, ele exaltou conquistas da gestão estadual, como a emissão da licença da CPRH para viabilizar a duplicação da BR-423, a licitação do Hospital Mestre Dominguinhos e a inauguração da UTI pediátrica no Hospital Dom Moura.
Freio de arrumação – Como antecipado com exclusividade pelo Blog Cenário, na noite de ontem (26), a governadora Raquel Lyra (PSD) vai reunir a base da Alepe para um café da manhã nesta terça (27), com o objetivo de discutir os próximos passos na Casa. Algumas matérias estão travadas, e a chefe do Executivo estadual tem pressa em dar prosseguimento à pauta.
Temperatura alta – A Assembleia Legislativa realizará, no fim da manhã de hoje (27), uma coletiva de imprensa para tratar de “supostas irregularidades” na relação com o Executivo. A iniciativa parte de uma comissão suprapartidária formada por cerca de 20 deputados, representantes de quase todos os partidos que compõem a Casa.
Saúde – Na tarde desta segunda (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou exames de imagem e de sangue após apresentar um quadro de vertigem. O diagnóstico foi de labirintite. De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, todos os resultados dos exames estão dentro da normalidade. A agenda do petista em Pernambuco está mantida.