
Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa votou, na manhã deste domingo (6), no Recife, no Processo de Eleição Direta (PED) da legenda. Acompanhado por lideranças locais do partido, como o deputado federal Carlos Veras — candidato à presidência estadual da sigla —, os deputados estaduais João Paulo e Rosa Amorim.
Na ocasião, o senador destacou a importância da mobilização partidária para a escolha dos dirigentes do partido. “O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular. Hoje é dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Não é por acaso que o PT é o maior partido da América Latina. Essa mobilização é o primeiro passo na preparação do nosso time para a disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou o senador.
Após a votação, o senador seguiu para Brasília, onde acompanhará, como presidente nacional da sigla, o resultado do processo eleitoral. Em todo o Brasil, 2.959.823 filiados e filiadas estão aptos a votar no primeiro turno das eleições internas, conforme dados atualizados do Sistema de Filiação (Sisfil) do partido. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho.
O PED garante que os próprios filiados escolham, por voto direto, seus dirigentes nos níveis municipal, estadual e nacional — promovendo um exercício amplo de participação política interna. As direções partidárias, delegações e cargos com funções específicas, como as secretarias, devem respeitar a paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além de assegurar, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos e para pessoas negras ou indígenas, tanto nas chapas quanto nas instâncias de direção.