
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está levando o serviço de coleta de sangue às comunidades que vivem nos engenhos. A iniciativa visa facilitar o acesso da população que mora em áreas rurais aos exames básicos de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamentos até o Hospital Mendo Sampaio, onde funciona o Laboratório Central.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Nesta quarta (17), 30 pacientes realizaram o procedimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Usina Bom Jesus. “Antes a gente não tinha essa prioridade, mas com o serviço de coleta não precisamos nos deslocar para a mista”, contou a moradora Vânia, que levou os filhos para fazer os exames.
“A descentralização do serviço de coleta de sangue é uma forma de garantir mais dignidade e acesso à saúde para quem vive nas áreas rurais”, destacou a secretária de Saúde, Ricarda Samara. Os exames são agendados na USF e realizados às quartas-feiras, conforme a demanda das comunidades. Após a coleta, o paciente recebe um link para acessar o resultado ou pode retirá-lo na própria unidade de saúde.
O prefeito Lula Cabral (SD) ressaltou que, pela distância de muitos engenhos, o custo de deslocamento até o laboratório faz com que pacientes atrasem ou deixem de realizar os exames. “Nosso compromisso é levar saúde a todos os cantos do município e garantir o acesso aos serviços, criando alternativas como a que está sendo realizada pela Secretaria de Saúde”, afirmou.
Os próximos atendimentos de coleta de sangue já estão agendados para os engenhos Novo, Mercês, Liberdade, Pau Santo e Tapugi.