Recife é a cidade que mais gerou vagas em creche no Brasil

Notícias
Por Redação
2 de março de 2026 às 19h15min
Foto: Edson Holanda

O Recife foi o município brasileiro que mais ampliou o número de matrículas em creches (0 a 3 anos) entre os anos de 2024 e 2025, de acordo com dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Considerando os 5.570 municípios do País, a capital pernambucana ocupa o 1º lugar geral no ranking nacional de crescimento absoluto, com 2.545 novas matrículas no período, quando são somadas as vagas em todas as redes de ensino: municipal, estadual, federal e privada. Levando em consideração apenas a rede municipal do Recife, o volume de vagas é ainda maior: foram criadas 2.946 novas vagas no período.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O desempenho do Recife também se repete no recorte das capitais. A cidade lidera o crescimento total de matrículas de 0 a 3 anos entre 2024 e 2025. Das capitais que registraram aumento no período, o Recife concentrou cerca de 18% de toda a expansão verificada.

No cenário estadual, o protagonismo também se confirma. Pernambuco apresentou crescimento de 6.387 matrículas em creches no período analisado. Entre os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, 109 ampliaram suas vagas, somando 9.179 novas matrículas. O Recife responde por 28% de todo o crescimento registrado no Estado, quase um terço da expansão, com volume quase cinco vezes superior ao das cidades que aparecem na sequência, como Petrolina e Caruaru.

Quando se observa especificamente a rede municipal de ensino do Recife, que inclui unidades próprias e parceiras, o avanço é ainda mais expressivo. 

O total consolidado do município aparece como 2.545 matrículas porque houve redução de aproximadamente 400 vagas na rede privada no mesmo período. Isso evidencia que o crescimento da cidade foi impulsionado diretamente pela ampliação da oferta pública.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destaca a importância dessa conquista. Segundo ela, enquanto parte da rede privada reduziu matrículas, a Prefeitura ampliou de forma consistente a oferta de vagas públicas, com quase 3 mil novas vagas na rede municipal. “Esse resultado demonstra planejamento, investimento e prioridade à primeira infância, reforçando o compromisso da gestão em seguir ampliando o acesso à creche e garantindo o direito das crianças à educação desde os primeiros anos de vida”, afirma.

Os resultados do Recife refletem os investimentos realizados pela Prefeitura por meio do programa Infância na Creche, lançado em 2021 pela gestão do prefeito João Campos. Considerado o maior programa de expansão de vagas em creche da história do Recife, a iniciativa conta com investimento estimado em R$ 150 milhões.

Desde então, já foram entregues mais de 100 novas unidades de creche – entre construídas e conveniadas -, ampliando em mais de 10 mil o número de vagas nessa etapa de ensino desde 2021. Nesse período, foram abertas quase 1 mil novas salas de aula em creches, consolidando a maior expansão da história da rede municipal. A gestão municipal trabalha com o objetivo de triplicar o total de vagas, alcançando mais de 20 mil vagas de creches, estando próxima de alcançar esse novo marco.

Ouça agora AO VIVO