Em Salgueiro, Raquel Lyra dá largada no Festival Pernambuco Meu País

Notícias
Por Redação
26 de julho de 2025 às 12h30min
Foto: Eduardo Cunha

Gente de todas as idades, hotéis lotados, restaurantes, o povo feliz podendo apreciar a nossa cultura”, foi o que constatou a governadora Raquel Lyra (PSD) ao abrir, nesta sexta (25), a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, no Sertão Central. Esta é a primeira parada da nova edição da itinerância cultural promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundarpe.

“Muitas vezes, a população que está aqui não tem acesso à cultura. Então a gente reúne, por meio do Festival Pernambuco Meu País, gastronomia, música, artesanato, todo mundo junto, fazendo um evento lindo que começa hoje aqui em Salgueiro. É um prazer poder estar aqui e inaugurar esse festival que no ano passado foi um sucesso. Temos mais de 80% da grade contratada através de edital, pagando em dia, todo mundo podendo trabalhar num momento que normalmente seria de baixa na cultura e a gente poder permitir que essas pessoas possam viver da sua arte”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Com mais de 15 polos distribuídos, Salgueiro recebe, até o domingo (27), shows de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul, além de grupos de circo, dança, literatura, moda, cultura popular e teatro. A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, também integra a programação nesta primeira semana, com atrações dentro da tradicional Festa dos Estudantes.

Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival representa a consolidação de uma política cultural descentralizada. “Isso reafirma o sucesso que foi a edição de 2024. Esse ano chegando em dez cidades, neste final de semana estamos aqui em Salgueiro, e em Triunfo junto à 67ª Festa dos Estudantes. Desde a quinta-feira, começou uma mobilização, a cultura aqui na cidade e a nossa cultura popular como a grande protagonista”, disse a secretária.

Além da agenda artística, o festival oferece uma série de ações formativas com o programa Forma PE, que promove oficinas, rodas de conversa e ações práticas voltadas à profissionalização de artistas e produtores culturais. Outro destaque é o espaço Rede PE, que reúne serviços públicos para o público do festival, com atendimento de órgãos como Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Funcultura, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).

Após Salgueiro e Triunfo, o festival seguirá para outras cinco regiões do Estado, passando por dez cidades, promovendo, até o início de setembro, uma maratona cultural inédita em alcance e diversidade. Um dos impactos mais notáveis do festival é no turismo. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, a expectativa é das melhores.

“Já passamos de 90% de ocupação só aqui em Salgueiro. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, trazendo um polo multicultural, mostrando ao povo um Pernambuco diferente, com músicas, com atrações nacionais, atrações locais, mostrando a nossa cultura, resultado da capacidade do Governo do Estado, de investimento turístico na cultura”, ressaltou o secretário.

Redação

Ouça agora AO VIVO