Para Débora, existe um movimento político de tentar “sangrar” o governo Raquel 

Notícias
Por Karol Matos
6 de agosto de 2025 às 10h55min
Foto: Matheus Augusto

Aliada de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSD), a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) tem sido uma das mais ferrenhas defensoras do Executivo, protagonizando intensos embates na Assembleia Legislativa de Pernambuco, desde o primeiro semestre. Em conversa com o Blog Cenário, ela se posicionou contrária à Comissão Parlamentar de Inquérito aberta na segunda (4), marcando a volta dos trabalhos legislativos.

Débora acha improvável que neste segundo semestre possa haver um momento em que a temperatura entre o Legislativo e o Executivo possa baixar, principalmente com a proximidade das eleições de 2026. Segundo ela, a oposição tenta “sangrar” o governo Raquel Lyra.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Acredito que esse segundo semestre será ainda mais [tenso], a partir do momento que você vai chegando mais próximo de 2026, onde a gente vai ter um pleito eleitoral, a gente vê aqui nessa casa uma antecipação pela oposição e a construção de narrativas para sangrar o governo da governadora Raquel Lyra”, avaliou.

Apesar de ser contrária à CPI, ela tem o interesse em ser indicada para participar e contribuir com a defesa do Governo do Estado no colegiado. “Tenho interesse. Eu vou aguardar e estou mais uma vez à disposição para as missões que Pernambuco nos apresenta”, disse.

Débora Almeida ainda comentou sobre o almoço oferecido por Raquel Lyra aos deputados da base aliada, na última segunda (4), afirmando que a governadora tem se preocupado em mostrar resultados e ampliar o diálogo com os demais poderes.

Ela está muito focada em trabalhar para Pernambuco, em buscar os recursos, fazer girar licitações, as contratações. E eu acredito que essa parte da interlocução com os poderes, não apenas com o Poder Legislativo, mas com os outros, acredito que nesse segundo semestre a gente vai ter uma melhora. Claro que não vai agradar todo mundo, porque você tem uma oposição que sempre vai estar construindo essa narrativa do contrário”, classificou Débora.

Segundo a deputada, o pagamento de R$ 40 milhões em emendas realizado no último mês pelo Governo foi um gesto ao Legislativo, o que também pode ter contribuído com o destravamento de pautas nas comissões. 

Eu acredito que eles [oposição] estão chegando à consciência que todos os empencilhos, inclusive rasgando a Constituição do Estado de Pernambuco, rasgando o regimento dessa casa, é infrutífero para o bem de Pernambuco. Eu acredito que a consciência que todos os deputados têm aqui é de buscar as condições para Pernambuco crescer e avançar”, pontuou.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO