Governo não garante quórum e indicação do administrador de Noronha é retirada de pauta

Notícias
Por Karol Matos
12 de agosto de 2025 às 16h40min
Foto: Roberto Soares

Depois de passar por sabatina da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na reunião desta manhã, o então administrador adjunto de Fernando de Noronha, Virgilio Oliveira, não pôde se se tornar oficialmente administrador-geral, devido à falta de quórum para votação. Era necessária a presença de 25 parlamentares no plenário, entretanto, a ausência de alguns da base acabou fazendo com que a matéria fosse retirada de pauta.

Havia, ao todo, 31 presenças marcadas no painel, mas só depois de muito tempo, o número de parlamentares que ocupavam lugar no plenário chegou a 25. Entretanto, quando o número regimental foi alcançado e foi aberta a votação da ordem do dia, os deputados de oposição Dani Portela (PSOL) e Romero Albuquerque (UB), deixaram o plenário, derrubando o quórum para a votação.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Assim que a indicação de Noronha foi retirada de pauta, ambos retornaram ao plenário, com Romero, inclusive, utilizando o tempo de liderança para discursar. Praticamente todos os parlamentares de oposição faltaram. Entre os governistas ou que não fazem parte da bancada, mas votam com o Governo, faltaram Dannilo Godoy (PSB), Gustavo Gouveia (SD), que está em agenda no interior, João de Nadegi (PV), que cumpre agenda em Brasília e o Pastor Júnior Tércio (PP).

Joel da Harpa e Abimael Santos, que integram a bancada do PL e participaram de um café da manhã com a governadora hoje, também não estiveram no plenário, sendo que Joel chegou a marcar presença no painel. Cleiton Collins (PP) chegou a marcar presença no painel, mas foi para a formatura dos 2,3 mil novos policiais militares, que acontece neste momento, na Arena de Pernambuco. Se pelo menos dois destes estivessem presentes, a matéria seria votada e aprovada sem dificuldades.

A expectativa é de que a proposta só entre em pauta na reunião de amanhã (13) ou da próxima terça (19). Para a líder do governo, deputada Socorro Pimentel (UB), o choque de agendas do Palácio acabou afetando o número de parlamentares da base presentes.

A gente estava contando com os nossos da base, obviamente, para ter segurança. Desde manhã que eu venho alertando por conta dessa agenda da Arena. A gente teve Cleiton aqui, a gente teve o próprio Joel aqui, que não ia causar nenhum impedimento para votar. A gente teve outros deputados, uns três deputados, que estariam presentes se não fosse esse outro evento da Arena. Mas aí a gente vai ver, exatamente, quando é que a gente vai poder colocar em pauta, com a presença de todos os deputados da base”, disse a parlamentar ao Blog Cenário.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO