Coluna da quinta: PSOL adota fogo amigo como solução

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
14 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Fran Silva

Partido da deputada estadual Dani Portela, o PSOL resolveu lançar uma nota sobre as denúncias feitas contra a parlamentar no Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE). Embora tenha ressaltado a importância à ampla defesa e ao contraditório, a legenda não perdeu a oportunidade de expor as diferenças internas com a filiada.

Não é de agora que Dani e o PSOL estão em rota de colisão, e sua permanência na legenda vem se tornando cada vez mais insustentável. No entanto, a deputada precisa aguardar a janela de transferência partidária para fazer qualquer movimento nesse sentido. Seu grupo político já migrou para o PT.

Há quem avalie que Dani Portela pode sair enfraquecida politicamente desse episódio. Já a parlamentar acredita que se trata de retaliação pela autoria do requerimento que deu origem a uma CPI contra o Governo do Estado na Alepe. Enquanto isso, a crise entre a deputada e o PSOL escancara mais uma fissura na esquerda.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal


Esperança – Depois de ter sido escolhida por sorteio como relatora do projeto que prevê um empréstimo de R$ 1,7 bilhão para o Governo de Pernambuco, em meio a todos os deputados de oposição que também desejavam a função, Débora Almeida (PSDB) reagiu com bom humor às afirmações de que sua roupa verde teria dado sorte. “Quem está com sorte mesmo é Raquel”, disse.

Posicionamento – A governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu a presença da Polícia Militar nas ruas para que o jogo entre Santa Cruz e Altos aconteça neste domingo (17). O pedido partiu do presidente do clube pernambucano, Bruno Rodrigues. Entretanto, a CBF, responsável pela definição da data da partida, resolveu manter para segunda (18).

Ausente – Com duas plenárias do Ouvir para Mudar já previstas para acontecer no Sertão nesta quinta (14), a vice-governadora Priscila Krause (PSD) foi escalada para representar a governadora Raquel Lyra (PSD) em Goiana, na inauguração da Fábrica de Hemoderivados, junto ao presidente Lula. Ainda na terça (12), a cena se repetiu na visita da primeira-dama, Janja, ao Estado.

Reação – Como resposta a um possível projeto de concessão do metrô do Recife à iniciativa privada, os metroviários da cidade decretaram uma paralisação de 24 horas, contadas a partir das 22h de ontem (13). O movimento ocorre durante a visita do presidente Lula, que cumpre uma série de agendas em Pernambuco.

Retorno – Afastado da função de administrador-adjunto de Fernando de Noronha para que Virgílio Oliveira pudesse assumir as rédeas da ilha enquanto não passava por sabatina, Aglailson Neto voltará ao cargo. Ele é irmão do deputado estadual Aglailson Victor (PSB), responsável pela indicação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO