
O deputado Gilmar Júnior (PV) comandou, nesta terça (19), a volta dos trabalhos da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar, que preside o colegiado, anunciou que o grupo está organizando a Primeira Semana Estadual da Pessoa com Deficiência da Alepe.
No Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei 13.585-2017 e ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto. Mais do que um marco legal, é um compromisso com o diálogo e a visibilidade.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Na Alepe, entre os dias 25 e 28 de agosto, haverá programação diversa para lembrar as demandas das pessoas com deficiência e atipicidades no Estado. Durante a reunião de volta dos trabalhos, o presidente reforçou que a Comissão da Pessoa com Deficiência está trabalhando as escutas ativas das associações e das mães e pais atípicos.
“Sempre que nos procuram, temos um grupo preparado para receber, ouvir e captar as necessidades dessas famílias atípicas. Geralmente essas escutas ativas acontecem às terças-feiras, mas eventualmente a gente pode organizar de forma extraordinária uma outra data. O importante é que nós possamos manter o contato dessa Comissão com a comunidade atípica do Estado de Pernambuco”, destacou Gilmar Júnior.
Cronograma da Semana da Pessoa com Deficiência
No próximo dia 25, a partir das 9h, no hall do Anexo I da Alepe, ocorre a abertura da Primeira Semana Estadual da Pessoa com Deficiência da Alepe. Haverá exposição de mandalas, poesia e fotos, além de serviço de massoterapia com profissionais com deficiência visual da Associação Pernambucana de Cegos.
Na parte da tarde, haverá painéis e palestras sobre anticapacitismo nos auditórios Sérgio Guerra e Ênio Guerra. Na terça (26), a partir das 10h, no auditório Ênio Guerra, será promovido um seminário sobre os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão.
O encerramento da semana, no dia 28, será no auditório Sérgio Guerra, com apresentação do balé neurodiverso, além de uma homenagem às entidades pernambucanas de atenção às pessoas com deficiência e lançamentos de dois livros.