
O prefeito Carlos Santana (Republicanos) inaugurou, em Camela, o núcleo do Programa Mãe Coruja do Ipojuca, marcando a retomada de uma política pública voltada para a proteção de gestantes, crianças e famílias do município. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da gestão municipal para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos ipojucanos.
Implantado pela primeira vez em 2013, pelo próprio Carlos Santana – em uma de suas gestões anteriores – o programa é inspirado no Mãe Coruja Pernambucano. A nova versão foi ampliada e modernizada, reunindo ações integradas de diversas secretarias municipais. O foco é oferecer não apenas acompanhamento médico, mas também inclusão social, alfabetização, resgate da cidadania e fortalecimento dos vínculos familiares às mulheres atendidas.
Também estão entre os objetivos do programa, a redução da mortalidade materna e infantil, a garantia de atenção integral às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal, a oferta de cuidado humanizado às crianças de 0 a 6 anos, a melhora da qualidade da alimentação das gestantes e nutrizes, além da criação de espaços de acolhimento e informação para as famílias beneficiárias.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Durante o evento, o prefeito Carlos Santana destacou a relevância da iniciativa. “O Mãe Coruja investe no começo da vida, no momento mais decisivo para o desenvolvimento das nossas crianças. Ao cuidar das mães e das famílias, estamos construindo uma Ipojuca mais justa, humana e fraterna”, afirmou.
A deputada estadual Simone Santana (PSB), que na primeira versão do programa, em 2013, coordenou as atividades do projeto, também prestigiou a cerimônia, que reuniu ainda secretários municipais, vereadores, a vice-prefeita, Irmã Marinalva (PT) e centenas de moradores do distrito. O núcleo de Camela funcionará como um espaço de acolhimento, chamado de “ninho”, oferecendo acompanhamento contínuo em saúde, educação e assistência social.