
As articulações visando as eleições de 2026 já movimentam os bastidores da política em Olinda, 3º maior colégio eleitoral de Pernambuco. A prefeita Mirella Almeida (PSD) deve apostar em uma chapa 100% caseira para as disputas proporcionais, reforçando seu grupo político no município.
Nos bastidores, cresce a possibilidade de o vereador Felipe Nascimento (PSD), marido da prefeita, disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Já o ex-prefeito Professor Lupércio (PSD), padrinho político de Mirella, deve tentar uma cadeira na Câmara Federal.
A movimentação sinaliza uma estratégia de fortalecimento do grupo local, que busca romper a ausência de representantes de Olinda, tanto na Alepe quanto em Brasília. Atualmente, o município não conta com nomes próprios ocupando espaços legislativos.
Com uma formação local, Mirella pretende capitalizar a força da máquina municipal e da estrutura política herdada para ampliar o raio de influência de Olinda na política estadual e nacional, fortalecendo sua base e mirando não apenas 2026, mas também a sucessão municipal de 2028.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Presidenta – Durante encontro com mulheres evangélicas em Caruaru, ontem (1º), a primeira-dama Janja da Silva foi chamada de “nossa presidenta” por uma das integrantes do MST que integra a Igreja Assembleia de Deus e teve uso de fala. Ela foi corrigida imediatamente, mas Janja brincou: “se esposa de pastor é pastora, esposa de presidente é presidenta”.
Evitou – Ainda durante o encontro com evangélicas, a primeira-dama ganhou uma lembrança das agricultoras do Assentamento Normandia, que continha, entre outros itens, um boné do MST. Apesar dos pedidos para colocar o acessório, Janja não o fez. Na saída, enquanto fazia foto com as participantes do evento, pediram novamente para que ela colocasse o acessório para registro, mas a socióloga negou.
Pedido especial – Durante visita dos ministros Márcio Macêdo e Wolney Queiroz ao campus da UFPE em Caruaru, o diretor da instituição, Dilson Cavalcanti, deixou como missão aos auxiliares do presidente Lula articular a visita do chefe do Planalto para a comemoração dos 20 anos do Centro Acadêmico do Agreste, que será celebrada em março de 2026.
Pronera – Questionado em Caruaru sobre as investidas de parlamentares da direita contra a abertura do curso de Medicina para integrantes do MST, o ministro Márcio Macêdo respondeu com bom humor, ironizando que o deputado federal Mendonça Filho (UB) estava atuando contra seu próprio estado e o seu povo. Pouco tempo depois, os dois estavam aos risos durante uma ligação telefônica.
Debate – Apesar do resultado dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) à LDO ser um jogo de cartas marcadas, já que eles devem ser mantidos por votação em plenário, o relator na CLLJ, deputado Waldemar Borges (MDB), pediu para que fosse retirado de pauta para tentar chegar a um consenso e manter ao menos algumas mudanças feitas pela Casa.