
Apesar dos esforços da governadora Raquel Lyra (PSD) para impulsionar pautas positivas e dar ritmo às entregas da sua gestão, a Casa Civil tem se consolidado como um dos principais gargalos do governo. A pasta, responsável pela articulação institucional e política, vem acumulando críticas, tanto de aliados e principalmente de opositores.
O episódio mais recente foi a articulação conduzida pela Casa Civil para garantir o apoio do prefeito Zé Martins (PSD) ao projeto encabeçado por Juliana de Chaparral (UB), que vai tentar uma vaga na Câmara Federal. A movimentação gerou desconforto, especialmente porque o deputado Waldemar Oliveira (Avante), que obteve 5.772 votos no município na última eleição, contava com o empenho do gestor para o pleito do próximo ano.
A pasta também falhou nas articulações das eleições do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) em 2023, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na composição das principais comissões. Soma-se a isso o desgaste no trato com o Legislativo em temas sensíveis, como o não pagamento das emendas parlamentares. No entanto, os principais nomes da pasta seguem dando as cartas com o aval da chefe do Executivo estadual.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Vistoria – Em meio ao questionamento sobre a criação das 60 mil novas vagas de creche, a governadora Raquel Lyra (PSD) vai a Caruaru, onde foi prefeita, para visitar a construção do Centro de Educação Infantil (CEI), que está sendo erguido no bairro Xique-Xique e conta com um investimento de R$ 4,6 milhões.
Revelação – A atuação do deputado Cayo Albino (PSB) enquanto líder da oposição tem rendido diversos elogios ao jovem parlamentar, que, embora ainda não tenha completado um ano de mandato, tem dado uma contribuição importante aos debates na Casa de Joaquim Nabuco, além de participações nas principais comissões da Alepe.
Fato inusitado – Com direito a bebedeira e cantoria, o caricato prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), promoveu uma cerimônia de inauguração do seu próprio túmulo, no Cemitério São João Batista. A solenidade contou com amigos do gestor e incluiu uma homenagem aos mortos sepultados no local.
Enfrentamento – Autointitulada como “terrivelmente petista”, a vereadora do Recife, Kari Santos (PT), não poupou críticas ao senador Jaques Wagner (PT), líder do governo na Casa Alta. O ataque ao correligionário foi motivado pelo fato de ele defender, em uma sessão solene no Senado, a exterminação do Hamas.
Penalidade – Por escolherem permanecer no governo Lula, os deputados licenciados e ministros André Fufuca (PP) e Celso Sabino (UB) sofreram punições de seus partidos. Novas medidas não estão descartadas nas comissões de ética das legendas. A dupla permanece no posto até abril, prazo estipulado para quem vai disputar a eleição em 2026.