Coluna da quinta: Álvaro quita pendência, mas deve ampliar fiscalização 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
13 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Após mais de cinco meses de tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), anunciou nesta quarta (12) que colocará em votação o projeto que autoriza o Governo de Pernambuco a contratar um empréstimo de R$ 1,7 bilhão.

A decisão de Álvaro encerra, por ora, o impasse entre o Legislativo e o Executivo, liderado pela governadora Raquel Lyra (PSD), que, junto aos seus aliados, vinha solicitando que a matéria fosse levada ao plenário. Apesar da urgência do Estado, a operação de crédito só poderá ser assinada no próximo ano, para não extrapolar o limite fiscal estipulado pelo Tesouro Nacional.

Ao anunciar publicamente que colocará a matéria em pauta, Álvaro sinaliza disposição para baixar a temperatura, pelo menos neste período em que o espírito natalino costuma inspirar gestos de conciliação, e tira da Alepe a responsabilidade de “segurar” o valor. 

No entanto, o próximo semestre deve ser marcado por intensa fiscalização de Álvaro Porto e da oposição sobre a aplicação dos recursos, quando as cobranças, que já vêm sendo feitas, certamente ganharão novo ritmo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Risco menor – Considerado “cauda” na chapa de federal do PSD, o Professor Lupércio decidiu recuar da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e se lançou pré-candidato a estadual. O movimento reduz a possibilidade de um vexame maior e ainda preserva o vereador Felipe Nascimento (PSD), que também não teria vida fácil na corrida para a Alepe.

Caminhada – Embora o Carnaval ainda não tenha chegado, o professor Lupércio (PSD) já colocou o bloco na rua com o objetivo de retornar à Alepe. No mesmo dia em que anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual, ele reuniu aliados para fortalecer o projeto eleitoral. A prefeita Mirella Almeida (PSD) foi o principal nome presente no encontro.

Dificuldade – A família Pimentel enfrenta grandes desafios para renovar o mandato. Nos bastidores, comenta-se que a líder do governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (PSD), não deve disputar a reeleição, abrindo espaço para que seu marido, Raimundo Pimentel, seja o candidato. No entanto, a reciprocidade do Palácio do Campo das Princesas e os apoios políticos esperados têm tirado o sono do casal.

Desafio lançado – Perdendo espaço para o ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares (PP), que tem caminha para ser candidato a deputado federal da Igreja Assembleia de Deus, numa dobradinha com o Pastor Adalto Santos (PP), o deputado Pastor Eurico (PL) afirmou que desistirá da reeleição caso o líder da igreja, Pastor Ailton, determine.

Assinatura – Alvo de críticas da oposição em relação à concessão de parques do município, o prefeito João Campos (PSB) não demonstrou preocupação com as acusações e anunciou mais um investimento. Ele inicia hoje (12) a construção da nova etapa do Parque da Tamarineira, com acesso pela Avenida Norte. O valor total desta fase será de R$ 18,8 milhões.

Ouça agora AO VIVO