
O impasse jurídico que divide o MDB de Pernambuco entre os grupos de Raul Henry e Jarbas Filho vem colocando o partido em um cenário de instabilidade que pode comprometer a formação das chapas para deputado estadual e federal em 2026. A indefinição sobre o comando da legenda tem gerado insegurança e afastado possíveis candidatos.
Em meio a esse ambiente conturbado, cresce a possibilidade de a deputada federal Iza Arruda deixar o MDB e migrar para o PSB, partido do prefeito do Recife, João Campos. Eleita com 103.950 votos em 2022 e em seu primeiro mandato na Câmara Federal, Iza tem se destacado por uma atuação firme nas pautas de políticas públicas para mulheres e inclusão.
O MDB de Jarbas Vasconcelos, que sempre esteve em evidência e protagonizando espaços de destaque em chapas majoritárias, corre um grande risco de sair menor das urnas no próximo ano, em razão dessa disputa fratricida que tem levado o partido a um verdadeiro abismo político e eleitoral.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Competitivo – O Republicanos de Pernambuco quer alçar voos maiores em 2026. Após eleger dois deputados na última eleição, a legenda deseja dobrar sua representação na Câmara Federal. Sob a liderança do ministro Silvio Costa Filho, o partido estrutura uma chapa proporcional capaz de ampliar a bancada.
Sessão relâmpago – Com o esvaziamento da bancada governista, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco encerrou a reunião ordinária em menos de 10 minutos, na tarde de ontem (18). Estavam na ordem do dia propostas que alteram a Constituição Estadual e a regulamentação de emendas.
Caso de polícia – Após a realização da Operação Alvitre, responsável por investigar a prática de corrupção passiva, peculato, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro em Ipojuca, a Polícia Civil prendeu, ontem (18), o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal. Eles foram detidos com uma alta quantia em dinheiro.
Clima quente – Há tempos não se via uma sessão tão conturbada na Câmara Municipal de Caruaru, como a desta terça (19). Além de anunciar que vai recolher assinaturas para tentar abrir uma CPI com o objetivo de investigar multas de trânsito na cidade, o vereador Delegado Lessa (Republicanos) mobilizou dezenas de pessoas que lotaram a Casa.
Contra-ataque – Os vereadores Cabo Cardoso (Avante), Jorge Quintino (Podemos) e Lula Tôrres (PSDB) foram os que fizeram a defesa mais incisiva do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), em relação a uma possível CPI em Caruaru. O trio também partiu para o ataque, acusando o Delegado Lessa (Republicanos) de usar a pauta politicamente, pelo fato de ser pré-candidato a federal.












