
Desde que decidiu submeter seu nome ao crivo das urnas, Severino Otávio Raposo Monteiro, mais conhecido como Branquinho, teve um fato inédito marcado na trajetória política e institucional, através da eleição realizada ontem (15) para a presidência do Sport Club do Recife: foi a primeira derrota do seu currículo, até então invicto nas disputas que enfrentou.
Branquinho construiu uma carreira extensa e vitoriosa ao longo das últimas décadas. Foi vereador e prefeito de Bezerros, deputado estadual, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), além de ter comandado a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Pernambuco (Arpe).
No futebol, também não era um estreante. Já havia presidido o Sport em outro momento de sua vida, experiência que agora não foi suficiente para evitar o revés nas urnas rubro-negras. Perdeu para Matheus Souto Maior por uma diferença de 62 votos, em uma eleição cheia de simbolismo e marcada por expectativas.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Rejeição – Apesar de ser um nome respeitado e reconhecido por deixar marcas positivas por onde passou, Branquinho carregava o apoio do empresário Gustavo Dubeux, figura central na ascensão de Yuri Romão à presidência do Sport. Esse grupo, amplamente criticado pela torcida, é apontado como o principal responsável pelo ano vexatório vivido pelo clube em 2025.
Pauta destravada – Após muito diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, Governo e Alepe firmaram um acordo para votar os projetos de interesse de ambos. No meio da negociação, também esteve a publicação de um decreto para o remanejamento de recursos do orçamento da própria Assembleia, destinados ao pagamento de pessoal.
Orçamento garantido – Com a garantia da Alepe de votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e o empréstimo de R$ 1,7 bilhão nesta terça (16), a governadora Raquel Lyra (PSD) terá um fim de ano mais tranquilo. A Casa entra em recesso no dia 22, e já havia a percepção de que essas matérias só seriam apreciadas no próximo ano.
Formação – A executiva estadual do PT-PE definiu, em reunião nesta segunda (15), os nomes que farão parte do GTE. As prioridades do são: reeleger o presidente Lula e o senador Humberto Costa, além de ampliar as bancadas federal e estadual. O deputado Carlos Veras, presidente da legenda, será o coordenador do grupo.
Monitoramento – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), iniciou a semana vistoriando as obras do Hospital da Criança, que deve ser inaugurado no primeiro trimestre do ano que vem. Ele mostrou em suas redes como está a estrutura e aproveitou para atravessar a rua e visitar o Hospital do Idoso.














