Coluna da sexta: quando o acesso à água se torna decisão política 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Miva Filho

A concessão da Compesa marca um divisor de águas na agenda de infraestrutura de Pernambuco. Ao avançar em um tema sensível e historicamente cercado de resistências, a governadora Raquel Lyra (PSD) demonstra disposição para enfrentar gargalos estruturais que travam o desenvolvimento do estado há décadas.

Os contratos, com duração de 35 anos, preveem R$ 23,2 bilhões em investimentos em água e saneamento. A expectativa é ampliar a cobertura, reduzir perdas, universalizar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços, especialmente no interior, onde a escassez hídrica sempre limitou a atividade econômica e comprometeu a qualidade de vida da população.

Do ponto de vista político, Raquel Lyra assume o protagonismo de uma decisão impopular. Se os investimentos se materializarem e os indicadores de saneamento avançarem, a retórica ideológica tem tudo para perder força, sobretudo em um estado onde a falta de água sempre foi sinônimo de desigualdade.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Saldo – Para a governadora Raquel Lyra (PSD), a semana não poderia ter sido melhor. Além da garantia da União de investir R$ 4 bilhões no Metrô do Recife, o processo de concessão da Compesa superou as expectativas em números. Os estudos vinham sendo acompanhados de perto pelo competente advogado Alex Campos.

Atento – Defensor da concessão da Compesa, o pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, Miguel Coelho, destacou a importância do passo dado pelo Governo do Estado ontem (19), mas prometeu fiscalizar cada passo desse processo para que as empresas cumpram o que está previsto no contrato.

Avanço regional – Com o apoio do deputado estadual Fabrízio Ferraz (SD) ao seu projeto, o prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), ganha um aliado significativo no Sertão. Natural de Floresta, ele foi eleito deputado estadual com 48.794 votos, em sua quase totalidade oriundos de municípios sertanejos.

Seis décadas – Depois de receber os cumprimentos pelos 60 anos de vida em um evento  no início do mês em Brasília, a ministra Luciana Santos recebeu diversos nomes da política pernambucana em outra celebração realizada ontem (19). Entre os presentes, o prefeito e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), e a senadora Teresa Leitão (PT).

Fim da linha – Relatado pelo pernambucano Carlos Veras (PT), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ) tiveram seus mandatos cassados pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Assumem os cargos o Missionário José Olimpio (PL-SP) e Dr. Flávio (PL-RJ).

Ouça agora AO VIVO