Coluna do sábado: declaração de Miguel pressiona definição

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
10 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Fernando Holanda

O presidente do União Brasil em Pernambuco e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, sacudiu os bastidores da política local com uma declaração dada ao Blog Cenário na tarde de ontem (9). O posicionamento do ex-prefeito fortalece seu partido no jogo eleitoral.

Ao ser questionado se estava animado com a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao Governo do Estado, Miguel garantiu que o partido estará no palanque de quem acreditar no projeto do União Brasil, que busca viabilizar um espaço na majoritária para a Casa Alta.

A declaração de Miguel foi suficiente para que inúmeros setores da política fizessem diferentes interpretações sobre o “recado” enviado pelo ex-prefeito. Uma delas é a de que ele estaria disposto a recalcular sua rota para não ficar refém de uma aliança antecipada com a Frente Popular.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Pressão – De acordo com a leitura de um observador atento da política, a declaração de Miguel Coelho (UB) é visando ter a garantia do seu espaço na majoritária ao lado de João Campos (PSB), já que no Carnaval, o prefeito do Recife deve desfilar com a provável chapa que ele desenha.

Alinhamento – Miguel Coelho disse estar de acordo com o posicionamento do presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, sobre a liberação das bancadas no Congresso na eleição presidencial. Para o ex-prefeito, o movimento ajuda a ampliar o número de eleitos na Câmara e Senado.

Mergulho – Um dos nomes que pleiteia a vaga para o Senado na chapa majoritária liderada por João Campos (PSB), o ministro Silvio Costa Filho adotou como neste início de ano ficar distante dos holofotes. Além das demandas da pasta de Portos e Aeroportos, o líder do Republicanos tem se debruçado na montagem das chapas proporcionais.

Estratégia – Com o objetivo de anular a polêmica negativa sobre o candidato PCD para o cargo de procurador do município, o prefeito João Campos (PSB) tem massificado a divulgação das ações positivas da gestão, incluindo as entregas de barreira, um dos principais programas de infraestrutura que beneficia diretamente a população periférica.

Pauta – Existe uma expectativa de que as matérias enviadas pela governadora Raquel Lyra (PSD) sejam analisadas em sessão extraordinária da CCLJ pelos próximos dias. O colegiado, que tradicionalmente se reúne às terças, depende de um parecer da procuradoria. O documento deve ser protocolado pelo setor técnico no início da próxima semana.

Ouça agora AO VIVO