Presidente da EPTI entrega cargo após revelações de falas racistas e misóginas

Notícias
Por Karol Matos
30 de janeiro de 2026 às 16h50min
Foto: Divulgação

O presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal de Pernambuco, Yuri Coriolano, entregou o cargo nesta sexta (30), após a revelação de e-mails com frases de cunho racista e misógino datados de 2012. Em uma das mensagens, ele afirma que “preto é a praga da humanidade”, enquanto na segunda, ao debater sobre aborto seguro, opinou sobre as mulheres terem direito a escolher o uso de preservativo ao “copular”.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

“Mas que porra. Que porra de direito de mulher decidir. Direito de decidir ela tem de copular com ou sem camisinha. Não de matar um outro indivíduo. Já tou ficando puto com esse assunto, vou me abster de tecer maiores comentários”, escreveu.

Os conteúdos foram divulgados pelo portal candango Vero Notícias, provocando reações imediatas e cobranças pela exoneração. Em seu instagram, que tem perfil fechado, Yuri se manifestou através dos stories, admitindo a autoria das frases.

“Errei e venho me retratar publicamente. As frases remontam há 14 anos, quando eu tinha 19 anos de idade, em um grupo da faculdade. Essas frases não representam o que penso e defendo e nem quem eu sou: filho de pai preto, casado com uma mulher preta e advogado militante”, pontuou Coriolano num primeiro momento.

Ele disse ter amadurecido e reforçou que as afirmações não devem ser naturalizadas. Ainda assim, repudiou o que chamou de “assassinato de reputação” por parte dos opositores ao governo estadual.

“A revelação deste episódio do passado reforça a importância de não mais repetir erros que não devem jamais ser naturalizados. Amadureci, como também a sociedade evoluiu, em pautas tão sensíveis e indispensáveis. O vale-tudo da velha política se manifesta nas mais diversas formas, inclusive por meio de tentativa de assassinato de reputação”, concluiu.

Yuri Coriolano é advogado eleitoral e atua na gestão Raquel Lyra desde o início do governo. Até poucos dias, cuidava das articulações politicas, atuando como secretário executivo da Casa Civil. Após as denúncias envolvendo a empresa de ônibus do pai da governadora, que culminaram na queda do ex-presidente da EPTI, Coriolano assumiu o comando do órgão que gerencia o transporte intermunicipal.

Nesta sexta, a governadora Raquel Lyra cumpriu agendas administrativas ao longo de todo o dia e, até o momento, não se pronunciou publicamente sobre o caso. 

A exoneração foi confirmada ao Blog Cenário por fonte do Palácio do Campo das Princesas e será publicada no Diário Oficial deste sábado (31). O Governo ainda não informou quem deve assumir a EPTI.

Ouça agora AO VIVO