Educação

Ganhe o Mundo abre 200 vagas para professores de Pernambuco

Redação
Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), abriu, nesta quarta (26), o edital de seleção de professores da Rede Estadual de Ensino para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor. Ao todo, são oferecidas 200 vagas para intercâmbio internacional, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Inglaterra, 25 para o Chile e 25 para a Argentina.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O PGM Professor contempla um curso presencial no país de destino, com aulas do idioma local voltadas ao desenvolvimento dos profissionais da educação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 23h do dia 11 de setembro, pelo site do Instituto Avalia. classificação final será divulgada no dia 19 de novembro.

Do total de 200 vagas, 90 são destinadas a professores de línguas, sendo 60 para os de inglês e 30 para os de espanhol. As outras 110 oportunidades são voltadas a professores das demais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que desenvolvem ações de internacionalização do currículo ou de preparação dos alunos para vivências no exterior.

A seleção é dividida em duas fases: a verificação dos requisitos, de caráter eliminatório; e a análise de currículo, do Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI), do vídeo de apresentação e da avaliação de proficiência no idioma, de caráter eliminatório e classificatório. Cada professor selecionado terá direito a uma bolsa-instalação e a duas bolsas de manutenção, no valor de R$ 1.620 cada, além do custeio de visto, passaporte e seguro-viagem.

Para participar, o professor deve ser servidor efetivo da Rede Estadual de Ensino, não estar em estágio probatório, cedido ou em licença, nem ter cometido falta disciplinar grave. O candidato também não pode ter participado de intercâmbio internacional nos últimos três anos nem estar próximo da aposentadoria compulsória.