Veras foi o responsável por relatar cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem 

Notícias
Por Redação
18 de dezembro de 2025 às 19h35min
Foto: Wesley D’Almeida

O deputado federal Carlos Veras (PT), Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados, foi o responsável por relatar os processos que resultaram na cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ, recomendando a perda dos mandatos. Na tarde desta quinta (18), a Mesa Diretora declarou a perda dos mandatos.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A Mesa cassou o mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas, devido ao fato de o deputado ter deixado de comparecer à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição. 

Em março, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao  Brasil e já acumulava um número expressivo de faltas não justificadas nas sessões plenárias.

No caso de Ramagem, a cassação foi aplicada após o Supremo Tribunal Federal ter definido a perda de mandato no julgamento da tentativa de golpe de estado. Ele foi condenado a 16 anos de prisão.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Desde setembro, Ramagem apresentava atestados médicos para justificar sua ausência na Câmara.

Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.

Ouça agora AO VIVO