
O turismo de Pernambuco segue avançando com a atração de novos voos e promoção do Estado no mundo. É o que os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) referentes à malha prevista para o mês de maio de 2025 atestam. Para este mês houve um crescimento de 7,51% na movimentação total de aeronaves no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, em comparação com o mesmo período de 2019, período pré-pandemia.
“A malha aérea é um termômetro direto da nossa atratividade turística. Todo o trabalho do Governo do Estado junto aos diversos setores da cadeia do turismo vêm consolidando Pernambuco como destino estratégico, tanto para o turismo de lazer quanto para o turismo de negócios. Os dados comprovam que a estratégia da gestão estadual, liderada pela governadora Raquel Lyra, está nos conduzindo para o caminho certo. Investimento em conectividade aérea, promoção e infraestrutura”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba.
“Os números confirmam que o Estado está cada vez mais conectado, não apenas ao Brasil, mas também ao mundo. Esse avanço é resultado do trabalho consistente da governadora Raquel Lyra, em permanente diálogo com o setor aéreo, aliado à forte promoção do destino Pernambuco. Uma malha aérea mais robusta significa não só mais turistas chegando, mas também mais oportunidades de negócios e desenvolvimento para o nosso Estado”, afirma Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Foram planejados 6.011 voos entre pousos e decolagens, consolidando a posição estratégica de Recife como importante ponto de entrada e saída de turistas no país. Além disso, o número total de assentos ofertados também apresentou evolução: alta de 1,35% na comparação com 2024, somando voos com Recife como origem e destino. De abril para maio de 2025, a movimentação total teve um crescimento de 3,30%.
Segundo Maniçoba, o Governo do Estado segue em diálogo contínuo com companhias aéreas e parceiros do trade para ampliar a malha aérea regional e internacional. “Seguimos trabalhando para oferecer mais rotas e competitividade, principalmente nos períodos de alta estação, como o São João, que já está chegando, e o verão, no fim do ano”, complementa.