
Neste domingo (18), a Prefeitura do Recife deu continuidade à operação de sensibilização para garantir a proteção dos moradores das áreas de risco, devido à previsão de mais chuvas nos próximos dias. O trabalho, que envolve uma força tarefa com centenas de servidores e estrutura de diversas secretarias e órgãos municipais, está ocorrendo desde o início da manhã em novas localidades, como o Córrego do Tiro, Alto do Capitão, Alto do Brasil, Córrego do Caruá, Córrego do Leôncio, Córrego do Carroceiro, Vila Canaã, Jardim Monte Verde, Rosa Selvagem, Lagoa Encantada e Vila do Sesi.
Pelo segundo dia seguido, o prefeito João Campos (PSB) acompanhou os serviços realizados, desta vez nas localidades atendidas pela Regional Noroeste da Defesa Civil. “Estamos desde o meio da semana passada com um fenômeno climático severo e acumulados de chuva muito grandes, com perspectiva de mais precipitações até a quarta-feira. Por isso a gente deu um passo a mais na mobilização do COP e está fazendo esse protocolo transversal, que é reforçar as equipes da Defesa Civil com a participação das demais secretarias”, afirma o gestor.
Essa ação é um dos protocolos do Centro de Operações (COP) para momentos de agravamento das condições meteorológicas na cidade. O protocolo de atuação envolve a conscientização dos moradores, com caminhões, vans e carros de passeio para dar apoio completo às mudanças; a inclusão em auxílio moradia nos casos cabíveis; e a realização de serviços emergenciais. Até agora, as equipes realizaram 434 abordagens, envolvendo 862 moradores. Já foram interditados 94 imóveis que apresentavam risco, principalmente nos bairros de Dois Unidos, Várzea, Barro e Ibura. Vinte e seis famílias solicitaram suporte logístico do município para realizar mudanças temporárias.
As pessoas poderão ir para casas de amigos e parentes ou para um dos abrigos municipais que já estão disponíveis para receber famílias e moradores em situação de risco. Atualmente, quatro espaços estão em funcionamento, totalizando 205 pessoas acolhidas. Centro Social Bidu Krause, Escola Municipal Florestan Fernandes, Abrigo Emergencial do Arruda e Abrigo Irmã Dulce, este último para a população em situação de rua. Novos abrigos temporários serão abertos sempre que necessário. A lista atualizada pode ser acessada no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
A força tarefa está dividida em dez equipes, com profissionais de áreas como Defesa Civil, Emlurb, URB, Secon, Direitos Humanos/ Conselho Tutelar, psicólogo e Guarda Municipal. Vários secretários e presidentes de órgãos municipais farão a coordenação dos serviços. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.