
O Programa Casa Sem Barreiras, lançado pela Prefeitura do Recife para ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas, chegou ao bairro do Vasco da Gama. A próxima pessoa beneficiada é dona Ana Cláudia Pereira de Arruda, 56 anos, que ganhará mais autonomia com intervenções no banheiro de sua residência. Nesta quinta (18), o prefeito João Campos (PSB) visitou o local para assinar a ordem de serviço das intervenções.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Imagina você, que utiliza cadeira de rodas, ter que subir lances de escada todos os dias. Não tem como. Mas agora, colocando uma rampa de cinco lances para garantir a autonomia de Ana Cláudia, essa realidade vai mudar”, explicou João. “Além do banheiro, que vamos reformar de maneira especializada para atender às necessidades exatas dela, que é quem mais precisa. E esse é um diferencial do Casa Sem Barreiras: não existe um projeto fixo, cada um é elaborado olhando para as demandas do usuário e o local onde ele mora”, falou o prefeito.
As melhorias do Programa Casa Sem Barreiras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que fornece projeto, materiais, mão de obra e acompanhamento. Dona Ana Cláudia mora há mais de 20 anos na Rua Diadema, 70, Vasco da Gama, junto com seu irmão e mais dois sobrinhos.
“Nunca teve um prefeito para olhar e me acolher da maneira que está acontecendo. Eu estou muito emocionada com tudo isso e feliz, porque vai ter mais acesso livre para mim, para eu ter a minha autonomia. E eu fico lisonjeada por ter tido essa oportunidade”, agradeceu Ana. Com investimento de R$ 5 mil, será feita a adaptação do banheiro para facilitar sua utilização, com melhorias no piso, colocação de barras e adaptação do vaso sanitário. Além disso, o acesso externo ao imóvel será melhorado com a colocação de uma rampa, que já está em andamento. “Houve tantas quedas no banheiro, ao subir e descer essa escada, é um tormento. Eu tenho muito cuidado, mas às vezes os acidentes acontecem sem a gente querer, então eu fico muito feliz com esse projeto e todo esse movimento”, disse a moradora.
As intervenções realizadas pelo Casa Sem Barreiras incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. Pelo menos 50 casas serão beneficiadas na primeira fase do projeto. A Defesa Civil do Recife conta com equipes especializadas na realização de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.
Os critérios de seleção dos beneficiários seguem a legislação municipal e federal. Além do critério de pessoas usuárias de cadeiras de rodas, serão priorizadas famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e nas quais as intervenções terão impacto social mais significativo.













