
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) participou, no último fim de semana, da inauguração da segunda Casa Azul de Taquaritinga do Norte e defendeu que a iniciativa seja transformada em uma política pública de alcance nacional. Com a nova unidade, o município se torna o primeiro de Pernambuco a contar com dois centros de referência no atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, com previsão de ultrapassar 2 mil atendimentos no próximo ano.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Idealizador do projeto, Eduardo da Fonte destacou que a ampliação da Casa Azul representa um marco na política de cuidado às famílias atípicas, ao garantir atendimento especializado próximo de casa, com estrutura adequada e acompanhamento contínuo.
Durante a solenidade, Eduardo da Fonte parabenizou o prefeito, Gena Lins, e o vice, Paulo de Necão, pela implementação das duas Casas Azuis no município e destacou que a iniciativa foi fruto de um compromisso firmado durante a última eleição. “Gena e Paulo assumiram esse compromisso com as famílias atípicas e hoje não apenas cumprem, mas honram em dobro. Com coragem administrativa e respeito para com as famílias que mais precisam”, afirmou o deputado.
A Casa Azul oferece atendimento com psicólogos, terapeutas e neuropediatras, além de uma equipe multiprofissional voltada ao desenvolvimento das crianças. Durante o evento, o parlamentar reforçou que a experiência exitosa no município demonstra a viabilidade do projeto e a necessidade de expansão para outros estados.
Em Brasília, Eduardo da Fonte presidiu duas audiências públicas na Câmara dos Deputados para discutir a expansão das Casas Azuis no país. Na ocasião, solicitou formalmente ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o modelo seja adotado em todo o território nacional, com integração ao SUS. O parlamentar também é autor de projeto de lei que propõe a criação de uma política nacional das Casas Azuis, com diretrizes para a implantação de centros de referência.













