Ricardo Alexandre é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral do MPC-PE

Notícias
Por Redação
6 de janeiro de 2026 às 12h00min
Foto: Alysson de Almeida

​O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Neves, deu posse, na manhã desta segunda (5), a Ricardo Alexandre, reconduzindo-o ao cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PE) para o biênio 2026-2027. O ato formal ocorreu às 11h, em uma cerimônia conjunta que marcou também a assunção da nova Mesa Diretora da Corte de Contas.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

​Escolhido por unanimidade pelo Colégio de Procuradores e nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSD), Ricardo Alexandre inicia o novo ciclo com diretrizes claras: acelerar a harmonização da jurisprudência do Tribunal; intensificar o uso de inteligência artificial e dados nos julgamentos; e, sobretudo, aproximar o órgão da população pernambucana.

​Em seu discurso de posse, ele agradeceu a confiança depositada pelos membros do MPC e citou ações realizadas ao longo do último biênio, destacando a capacidade de diálogo, convivência e espírito democrático.

​”Agradeço aos membros do Ministério Público de Contas a escolha e à governadora pelo reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa Instituição, que vem sempre se guiando pela fiel guarda da lei e fiscal de sua execução“, disse Ricardo Alexandre.

​O ato formal de posse de Ricardo Alexandre foi lido durante a cerimônia, referenciando o ato governamental nº 8.323, publicado no Diário Oficial do Estado em 31 de dezembro de 2025. A leitura do termo consolidou a continuidade de uma gestão técnica, agora com foco renovado em inovação tecnológica e eficiência processual.

TCE
A solenidade também formalizou a posse formal do conselheiro Carlos Neves na presidência do TCE-PE. Eleito por aclamação, Neves sucede o conselheiro Valdecir Pascoal. Com uma trajetória marcada pela advocacia e defesa das prerrogativas democráticas, o novo presidente assume o comando da Corte de Contas com a missão de manter a excelência técnica e o diálogo institucional.

​Foram empossados os conselheiros Marcos Loreto (vice-presidente), Dirceu Rodolfo (corregedor), Eduardo Porto (diretor da Escola de Contas) e Rodrigo Novaes (ouvidor). A Primeira e a Segunda Câmaras serão presididas, respectivamente, pelos conselheiros Ranilson Ramos e Valdecir Pascoal. Na mesma cerimônia, tomou posse como auditor-geral do TCE-PE o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho.

​O evento contou com a presença de conselheiros, procuradores e servidores, reafirmando o compromisso das duas instituições — MPC e TCE — em garantir um serviço público de qualidade e a correta aplicação dos recursos públicos em Pernambuco.

Ouça agora AO VIVO