
Embarco nesta segunda (2) para a Capital Federal, onde acompanharei a sessão conjunta de reabertura da 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura do Congresso Nacional. A mensagem do Planalto será lida pelo primeiro-secretário e presidente do PT em Pernambuco, deputado Carlos Veras.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Além de registrar o retorno dos trabalhos legislativos na Câmara e Senado, o Blog Cenário realizará entrevistas exclusivas com deputados, senadores, ministros e demais agentes políticos atuantes em Brasília, reforçando os laços com suas fontes.
Paralelamente à cobertura no DF, o blog também estará presente na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara do Recife, que também retomam as sessões ordinárias hoje.
Rito
Na sessão de abertura do ano legislativo, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (UB-AP), inicia os trabalhos com o anúncio da composição da Mesa solene e a execução do hino nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais.
Na sequência, o presidente do Congresso anuncia a leitura da mensagem do Poder Executivo, que deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e como já afirmado, será lida por Veras. A mensagem aponta temas e projetos considerados prioritários pelo governo para o ano de 2026.
Também está prevista a leitura e a entrega da mensagem do Poder Judiciário, que deverá ser feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.
Em seguida, acontecem os pronunciamentos de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre.
Já tem pauta prevista para a noite desta segunda. A Câmara dos Deputados marcou a primeira sessão de votações para às 18h, com duas medidas provisórias. A MP 1313/25, que institui o Programa Gás do Povo, e a MP 1312/25, que abre crédito extraordinário de R$ 83,5 milhões destinado ao setor rural.












