Balanço aponta ampliação dos serviços de inclusão no Carnaval do Recife 

Notícias
Por Redação
20 de fevereiro de 2026 às 09h30min
Foto: Divulgação

Após a divulgação do balanço oficial do Carnaval do Recife, o vereador licenciado e atual secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou as ações desenvolvidas pela pasta durante o período festivo e ressaltou o trabalho da gestão do prefeito João Campos (PSB) nas políticas públicas de inclusão. Segundo a secretaria, os serviços executados e a atuação integrada com outros órgãos municipais impactaram diretamente quase 65 mil pessoas nos dias de folia, número três vezes superior ao registrado em 2025.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Em publicação nas redes sociais, o secretário comentou os resultados. “Mais do que bater metas numéricas, conseguimos garantir que o Carnaval fosse, de fato, de todas e todos. Levamos dignidade, proteção e protagonismo para quem mais precisa, com ações inéditas que são um marco para a cidade. É com muita satisfação que afirmamos que batemos todos os recordes! Missão cumprida!”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, o serviço de Identificação de Crianças foi um dos destaques, considerado fundamental diante do grande fluxo de moradores e turistas. Ao todo, quase 22 mil crianças e adolescentes foram identificados, praticamente o dobro do registrado no ano anterior.

Pela primeira vez, o Espaço Acessibilidade foi instalado em todos os polos do Recife Antigo, nos 12 Polos Descentralizados e também no Galo da Madrugada, oferecendo estrutura e atendimento especializado para pessoas com deficiência. No Marco Zero, os telões contaram com intérpretes de Libras para o público. Mais de mil pessoas utilizaram os serviços do Espaço Acessibilidade e da Rota Acessível, que disponibilizou vans adaptadas com saída da Prefeitura, novidade desta edição.

As equipes itinerantes de Direitos Humanos atuaram em todos os polos do Carnaval, divulgando as plataformas “Recife Sem Racismo” e “Recife sem Preconceito e Discriminação”, além das campanhas “Recife 60+”, “Recife sem Barreiras” e “Respeito, Proteção e Afeto”. Outra ação implementada neste ano foi a Caravana de Direitos nos Polos Descentralizados, que utilizou intervenções artísticas e teatrais para abordar temas ligados aos Direitos Humanos nos palcos. Ao todo, mais de 40 mil pessoas foram alcançadas pelas iniciativas.

Ouça agora AO VIVO