A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), realizou na manhã desta quinta-feira (14), a primeira entrega de absorventes do Programa Ciclo Digno.
A Lei foi sancionada em 19 de julho e garante, mensalmente, dois pacotes para cada aluna, a partir dos 10 anos, matriculada nas escolas municipais de Caruaru, inclusive, segundo a prefeita, no período de recesso. Além da entrega, a gestora anunciou ainda que os absorventes também estarão disponíveis nos banheiros das instituições de ensino da Capital do Agreste.
As aulas presenciais nas escolas municipais voltaram definitivamente desde 13 de setembro, com todas as turmas, mas, desde então, o projeto não tinha efetivamente começado. Inclusive, o assunto foi abordado pelo vereador Carlinhos da Ceaca (MDB), que cobrou celeridade na entrega, na última sessão da Câmara Municipal de Caruaru.
A entrega acontece em meio às discussões nacionais sobre pobreza menstrual, principalmente após o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Projeto de Lei que previa a distribuição de absorventes. Apesar do novo programa voltado para as estudantes, a prefeita disse que ainda não há previsão de ampliar o fornecimento de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além de Raquel Lyra, participaram do evento o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), os secretários de Educação, João Paulo Derocy, e de Política para Mulheres, Juliana Gouveia, além dos vereadores Aline Nascimento (Cidadania), Mano do Som (PSDB) e Filipe José (PTB).