A candidata Simone Tebet visitou na manhã de hoje, quarta-feira (14), o Porto Digital, no Recife. O local notabilizou-se como um dos principais parques tecnológicos do Brasil, voltado para as áreas de tecnologia da informação, comunicação e economia criativa. Foi criado em 2000 com um duplo objetivo: fomentar um ambiente de inovação na capital pernambucana e revitalizar o bairro do Recife Antigo, uma área, à época, degradada. Hoje, ele reúne cerca de 300 empresas de ponta e envolve o trabalho de 15 mil profissionais. Em 2021, faturou R$ 3,7 bilhões, um recorde. “Estar aqui, em um ambiente em que vocês produzem o que não temos, me faz acreditar que o Brasil tem jeito”, disse Simone.
A candidata observou que se encontrava “no lugar certo, na hora certa”. “Tenho andado o Brasil de Norte a Sul, Leste a Oeste, e não faltam no país problemas dos mais complexos”, afirmou. “Que bom estar no ambiente das soluções. É incrível como o Nordeste tem inúmeros exemplos de sucesso e aqui, no Recife, em Pernambuco, um caso muito particular com o Porto Digital. Aqui, mentes brilhantes trabalham naquilo que precisamos: tecnologia de ponta, indústria criativa, indústria do conhecimento”.
Simone lamentou, porém, o fato de o Governo Federal dar mostras sucessivas de menosprezo pela ciência, tecnologia e inovação (CT&I). “Temos um governo que não acredita nem no conhecimento nem no futuro do Brasil”, destacou. “Estamos falando de um governo que corta praticamente 70% do pouco orçamento que temos para o setor.” Nesse sentido, a candidata renovou, no Recife, seu compromisso de não contingenciar ou realizar cortes nas verbas de CT&I. Ela reafirmou ainda o objetivo de retirar os recursos destinados a esse segmento do “teto de gastos”.
A urgência em aprimorar a qualificação da mão de obra brasileira foi outro tema abordado por Simone, no Porto Digital. Daí, ela observou, a educação ocupar um lugar de extremo destaque em seu plano de governo, como uma das grandes prioridades nacionais. A candidata destacou ainda seu compromisso em criar parcerias com a iniciativa privada e pela modernização do Estado e da economia. “Quando eu dava aulas, comentava que estávamos diante de jovens do século XXI, com professores do século XX, em escolas do século XIX”, disse. “É mais ou menos isso o que está acontecendo com nossa economia”.
Acompanharam Simone na visita ao Porto Digital, entre outros, Raquel Lyra (PSDB), candidata ao Governo de Pernambuco, e Priscila Krause (Cidadania), candidata à vice-governadora na mesma chapa, além de Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, Raul Henry, presidente do MDB de Pernambuco, o ex-governador João Lyra Neto, João Baltar Freire, presidente do Cidadania no Recife, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e Alfredo Bertini, ex-secretário nacional do Audiovisual e da Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura. Simone foi recepciona por Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).